Hoje (9), o Deputado Luiz Carlos (PSDB/AP), os membros da Bancada Federal e os Prefeitos dos municípios do Estado do Amapá (AMEAP), estiveram em audiência pública no Ministério da Saúde. Na ocasião, foi feita uma exposição acerca dos programas do Ministério, em especial sobre o programa de Atenção Básica nos municípios, área privilegiada pela Pasta, e mais uma vez foi citado que o Amapá é o Estado que menos recebe recursos.
A técnica do Ministério da Saúde, Sra. Luana, apresentou um quadro geral de atuação do programa: melhorias e acessos a esse atendimento primário à saúde (APS), estratégias da Saúde Família e evidências de resultados na saúde da população brasileira. Segundo ela, o programa tem desafios como: Infra-Estrutura; Modelo Atenção; Organização Frágil do Processo; Qualidade de Atendimento; Gestão de Trabalho; Mercado de Trabalho e Financiamento.
O que preocupa o Deputado Luiz Carlos, é que o Amapá tem a menor qualificação em saúde, com aproximadamente 80% das UBS (Unidades Básicas de Saúde) não aptas, e com isso espera uma resposta de ajuda do Ministério, no sentido de rever a situação caótica em que se encontra a saúde nos municípios do Estado.
A audiência foi útil para informar sobre como será conduzida a questão da saúde nos próximos anos e quais serão os programas e as ações a serem implantados para reverter o atual cenário.
Texto e Fotos: Ascom/ Dep. Luiz Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário